Menu

barra
linha
linha


Visão & Valores 

barra
imagem



A ANJAF tem como objectivos de intervenção a realização de actividades que contribuam para promover a integração sócio-profissional e o desenvolvimento sócio-cultural dos jovens em particular, e de todos os grupos expostos ou em situação de exclusão, com vista à promoção de coesão do tecido social.

A População-alvo das actividades desenvolvidas pela ANJAF, é aquela que designamos, como grupos expostos ou em situações de exclusão, i.e., Desempregados de Longa Duração (DLD); jovens à procura do primeiro emprego; minorias étnicas e culturais; pessoas em situação de pobreza; famílias monoparentais; mulheres com dificuldades de inserção social.

A filosofia de intervenção da ANJAF previligia a formação profissional como a forma mais adequada à promoção da integração social e profissional, de acordo com os seus objectivos de combate à exclusão e promoção de coesão do tecido social.

A filosofia de intervenção da ANJAF, a este nível, está fundamentada na ideia de que o desenvolvimento económico e os imperativos de competitividade das sociedades contemporâneas estão na origem de determinados clusters populacionais, definidos por traços sociais, económicos e demográficos, típicos que se vêem impossibilitados de aceder às oportunidades, nomeadamente de carácter educativo, postas à disposição da maioria da população.

Cria-se, assim, um círculo vicioso: exclusão original - não acesso às oportunidades - acentuar da exclusão, que é agravado pelo vertiginoso rumo de mudança social e económica do nosso tempo e que a ANJAF acredita que só pode ser quebrado através de intervenções específicas que tenham em conta as características das populações afectadas por estes fenómenos.

Outra vertente da filosofia de intervenção da ANJAF traduz-se em proporcionar às camadas mais jovens e com poucos recursos, um conjunto de programas culturais e recreativos que lhes possibilitem a aquisição de novos conhecimentos de uma forma lúdica, assim como o desenvolvimento dos valores da solidariedade.





«Voltar